A Companhia de Locação das Américas (Locamerica), sediada em Belo Horizonte, fechou o primeiro semestre deste ano com lucro líquido recorrente de R$ 74,3 milhões, dando um salto de 196% em relação ao resultado dos mesmos meses de 2017 (R$ 25,1 milhões). Este foi o primeiro que consolida todos os resultados da Locamerica e da Unidas após a fusão das duas empresas. “Com relação à fusão com a Unidas, todo o planejamento já está finalizado e entramos na fase de execução. Todos os processos foram 100% concluídos com sucesso. Melhor ainda, tudo dentro do prazo em que concluímos a fusão com a Auto Ricci, mesmo levando em consideração o tamanho quatro vezes maior da Unidas, atestando assim a expertise da companhia em processos de fusão e aquisição”, afirmou, em conferência para divulgação dos resultados, ontem, o presidente da Locamerica, Luiz Fernando Porto. Ele acrescentou que a companhia “segue confiante na estratégia traçada de ter foco em crescimento atrelado à rentabilidade”. Segundo ele, mesmo sem aproveitar ainda as diversas sinergias geradas a partir da fusão com a Unidas, a Locamerica “cresceu com qualidade em receita, o que permitiu o aumento do lucro líquido. A receita líquida da Locamerica bateu na casa do R$ 1,081 bilhão, entre janeiro e junho, contra R$ 421,4 milhões no mesmo semestre de 2017, um aumento de 156,7%. O total do faturamento da companhia foi praticamente gerado meio a meio pela área de locação de frota e pela divisão de seminovos da empresa. A área de locação de frota faturou R$ 534,5 milhões no primeiro semestre sobre R$ 204,5 milhões nos mesmos meses de 2017, alta de 161,4%. Nessa comparação, tanto o crescimento de 0,8% na tarifa média diária, quanto o aumento de 25,4% no número de diárias ajudaram a impulsionar a receita do segmento. Seminovos – De janeiro a junho, a divisão de seminovos gerou uma receita líquida de R$ 547,1 milhões, 152,2% a mais que o faturamento da área nos primeiros seis meses de 2017 (R$ 216,9 milhões). No período, o preço médio de venda de veículos da Locamerica caiu 2,8%, mas o volume de carros vendidos aumentou 159,3%, no mesmo confronto, segundo a companhia, devido à incorporação da frota da Unidas. A Locamerica encerrou o semestre com uma frota total de 108,2 mil carros, acréscimo de 151,8% frente à que a companhia tinha ao final de junho de 2017 (43 mil veículos). A locadora investiu R$ 474,6 milhões na aquisição de 20,6 mil veículos no período. Ainda conforme o balanço financeiro da empresa, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente da companhia terminou o primeiro semestre em R$ 337 milhões, 151,5% superior ao resultado apurado no mesmo período do ano anterior, de R$ 131,1 milhões.
COTAÇÃO DE 14/07/2022
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