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Setor de vendas diretas tem avaliação positiva

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  • Por Diário do Comércio
  • Em 25 de julho de 2018 às 00:00

Fonte de renda para muitas famílias e alternativa flexível de emprego para jovens empreendedores, o setor de vendas diretas tem reputação positiva junto à população brasileira. Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) em parceria com a Ipsos Public Affairs (3ª maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo) mostrou que 83% dos brasileiros veem como positiva a imagem das vendas diretas na sociedade. Os números positivos se mantêm em relação à importância do papel desempenhado pelo setor para o crescimento do País. Entre os quase mil entrevistados em todo o território nacional, 46% declararam considerar o setor “de grande importância econômica”, enquanto 40% apontaram a “grande importância social” das vendas diretas para a vida dos brasileiros. Apesar de bem reconhecido e de sua importância econômica, o setor ainda é visto, por parte da sociedade, como informal. No entanto, vale salientar que os empreendedores diretos são estimulados a se formalizarem, através do Microempreendedor Individual (MEI) e esta orientação tem como base o fomento ao empreendedorismo, pilar básico defendido pela ABEVD. Mesmo os que não aderiram ao MEI trabalham formalmente e todos os impostos são recolhidos em seu nome. “Como associação é muito bom saber que o setor é bem-visto pela sociedade. Gera oportunidades de trabalho e renda em todas as regiões, independente da formação ou classe social. O nosso trabalho agora é mostrar que as vendas diretas também ajudam a formar empreendedores, com acompanhamento e coaching e é uma alternativa preciosa para quem quer ter seu próprio negócio, mas não tem muitos recursos para começar”, explica a presidente executiva da ABEVD, Adriana Colloca. O mercado de vendas diretas movimentou R$ 45,2 bilhões em 2017, o correspondente a 20% do varejo brasileiro. O canal de vendas é usado por grandes marcas e pequenas empresas para venderem seus produtos e serviços diretamente aos consumidores finais, sem a necessidade de um estabelecimento comercial fixo. O relacionamento com os clientes é feito por meio de empreendedores independentes, também conhecidos como revendedores, distribuidores, agentes ou consultores. O Brasil é líder nesse mercado na América Latina e o 6º maior do mundo, de acordo com o ranking da World Federation of Direct Selling Associations, atrás de Estados Unidos, China, Coreia, Alemanha e Japão. A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas reúne mais de 40 associadas.

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