Sediada em Araxá, no Alto Paranaíba, e com outra planta em Perdizes, na mesma região, a Bem Brasil Alimentos – empresa especializada na produção e comercialização de batata nas suas mais diversas formas – começa o processo de diversificação do mix de produtos, oferecendo ao mercado três diferentes cortes de filé de tilápia. O processamento será feito em parceria com uma indústria local – não revelada – de Araxá.
A novidade chega em embalagens de 400 gramas, 800 gramas e dois quilos aos food services de todo o País por meio da rede de distribuidores que já trabalha com a marca mineira.
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De acordo com o presidente da Bem Brasil Alimentos, João Emílio Rocheto, o objetivo é de que nos próximos anos a indústria inclua outras famílias de produtos nos portfólio. Sem antecipar quais seriam, o empresário destaca a necessidade de inovação constante para atender às necessidades dos consumidores e otimizar a cadeia produtiva, principalmente a parte logística, já existente.
“A tilápia tem um mercado em potencial gigantesco no Brasil. Aproveitamos a nossa rede de distribuidores já estruturada e a condição natural da nossa região, que é uma das principais produtoras desse peixe no Brasil. Além disso, tilápia e batata são complementos tradicionais um do outro na culinária brasileira e isso cria sinergia para o mercado e para a marca. Com o tempo, quem conhecer a batata Bem Brasil vai associá-la à tilápia Bem Brasil e vice-versa”, aposta Rocheto.
No varejo, a tilápia é o pescado mais vendido, sobretudo nos estados do centro-sul do País. Nesta região, estima-se que o consumo seja pelo menos o dobro da média nacional devido à maior oferta, variedade de cortes e facilidade de encontrar em supermercados, feiras livres e restaurantes, porém, o consumo per capita da espécie, que não chega a dois quilos por ano em todo o território nacional, mostra que ainda há um grande potencial de crescimento para a Bem Brasil no segmento.
Até o final do ano, a meta é processar 50 toneladas do peixe por mês em parceria com uma indústria local de Araxá. Esse volume deve representar 1% do faturamento da marca. A Bem Brasil atualmente é a principal fabricante de batata pré-frita congelada 100% brasileira.
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Para atender o mercado, nos últimos quatro anos a indústria investiu R$ 300 milhões, sendo R$ 200 milhões para a implantação da nova fábrica em Perdizes, com os equipamentos mais modernos do Brasil para este tipo de produto, e mais de R$ 100 milhões em áreas como lançamentos de novos itens, rastreabilidade do produto e na melhor formação do fornecedor, recursos humanos (RH), comercial, novas embalagens, certificações. Juntas, as duas unidades geram mais de 600 empregos diretos e 2 mil indiretos na região. O faturamento estimado para 2018 era de R$ 800 milhões. Os dados ainda não foram confirmados.