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Negócios

Resia vai construir fábrica nos EUA

Empresa americana do grupo MRV&CO terá sua própria linha de produção de módulos pré-fabricados

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  • Por Mara Bianchetti
  • Em 15 de julho de 2022 às 00:30
Lopes: fábrica permitirá ganhos em termos de custos e competitividade | Crédito: Divulgação / MRV&co

A Resia – antiga AHS, empresa americana do grupo MRV&CO que constrói e vende prédios residenciais para locação nos Estados Unidos – vai ter a sua própria fábrica de módulos pré-fabricados. Com investimentos de US$ 32 milhões, a planta vai ser erguida em Panamá City, no Norte da Flórida, em uma estrutura de 20 mil metros quadrados. 

O início das operações está previsto para 2024 e o objetivo é acelerar projetos, reduzir custos e driblar a escassez de mão de obra, com foco na expansão dos negócios.

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A expectativa é de que sejam produzidas de 18 mil a 20 mil composições por ano. Banheiros, cozinhas, closets e até mesmo paredes virão da própria fábrica do grupo. Os itens chegarão aos canteiros de obras concluídos, com instalações elétricas, hidráulicas, itens de marcenaria e acabamentos.

Para isso, a Resia investirá em automação, incluindo tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, metodologia tridimensional (BIM) e outros elementos da Indústria 4.0.

Atualmente, a empresa depende de fornecedores externos para produzir esses módulos. Eles também são chamados de POD´s, por conta da disposição com que essas estruturas se encaixam e são protegidas, como cápsulas. 

De acordo com o CEO da Resia, Ernesto Lopes, a fábrica permitirá ganhos em termos de custos, competitividade e, sobretudo, de ampliação da produção. O objetivo, conforme ele, é tornar a produção ainda mais célere e driblar um dos problemas da construção civil americana: a escassez de mão de obra. A falta de profissionais encarece significativamente os custos dos empreendimentos naquele país.

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“A construção modular é algo que está presente em todos os empreendimentos da Resia. Essa metodologia permite à empresa construir condomínios de apartamentos bem mais rápido do que de costume”, completa.

Paralelamente, a empresa também busca parcerias com universidades locais, para aprofundar estudos técnicos e captar mão de obra qualificada. Neste sentido, há cerca de um ano, foi criado um departamento exclusivo de inovação, dedicado justamente ao aprimoramento da linha de construção da Resia. 

Desempenho da Resia

A incorporadora atua na construção de imóveis para locação no mercado americano. A marca contabiliza atualmente mais de 5 mil unidades em desenvolvimento em áreas metropolitanas de rápido crescimento na Flórida, Texas, Geórgia – e tem planos para Colorado, D.C. e Arizona. A meta é entregar 8 mil novas unidades de apartamentos anualmente até 2025.

A Resia vive atualmente o maior processo de expansão de sua história. Prova disso é que, nos últimos tempos, tem sido a responsável pelos recordes apresentados pelo grupo MRV&CO.

Apenas no segundo trimestre deste exercício, conforme balanço operacional divulgado nesta semana pela companhia, os números da Resia contribuíram sumariamente para a geração de caixa que somou R$ 317 milhões no período. A contribuição da empresa foi de R$ 309,1 milhões. 

Conforme o diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores da MRV, Ricardo Paixão, o negócio continua avançando mais do que as demais operações. “Trata-se de um segmento muito demandado no mercado americano. A elevação do juro lá fora acaba forçando as pessoas a migrarem para o aluguel e isso aumenta a demanda pelos produtos da Resia. Além disso, há muitos investidores buscando imóveis como proteção financeira diante do mercado incerto”, comentou.

Com dez anos de operações nos Estados Unidos, o foco da empresa está na classe média americana (famílias que ganham de US$ 45 mil a US$ 85 mil/ano). Os empreendimentos da marca reúnem apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios (com áreas de 60 m², 85 m² e 100 m², respectivamente). Todos os condomínios contam com ‘edifícios de lazer’, que funcionam em áreas contíguas aos prédios e oferecem estrutura semelhante à de clubes, com sede social, piscinas, academia, quadras e serviços diversos.

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  • Tags: Negócios
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